Encontros do GT

I Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC
Entre os dias 09 e 10 de Outubro de 2014 o GT se reuniu pela primeira vez após sua constituição na FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau. Conforme registros em ata, 98 pessoas estiveram presentes no que ficou denominado como I Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC. O evento foi concebido para cumprir um dos objetivos do GT: proporcionar um espaço de diálogo e comunicação para que os pesquisadores do Estado de Santa Catarina que trabalham com Antiguidade e Medievo possam se reunir e socializar os resultados de suas investigações. Sob coordenação do Prof. Dr. Dominique Santos (FURB), com esta primeira edição, colaboraram com comunicações orais muitos graduandos e pós-graduandos da FURB, UFSC e demais IE’s, assim como estudantes da educação básica vinculados ao PIBID. Destacamos os seguintes palestrantes e seus vínculos institucionais:  Marcia Lucy (FURB), Prof. Rodrigo Prates de Andrade (UFSC), Prof. Me. Edison Cruxen (UNIPAMPA), Profa. Me. Sarah Azevedo (USP), Profa. Me. Alice Souza (UFG) e Prof. Dr. Rafael da Costa Campos (UNIPAMPA). O evento também contou com a camerata de violões da FURB em uma das noites, quando se teve a oportunidade de conversar sobre música em perspectiva antiga e medieval, assim como de apreciar a performance do grupo. Dado este primeiro grande passo para se estabelecer a periodicidade do evento, ficou acordado que o segundo encontro aconteceria na cidade de Chapecó.

Cartaz do I Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC, ocorrido na FURB (campus 1), no ano de 2014

II Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC 
Entre os dias 07 e 10 de Junho de 2016, na cidade de Chapecó, ocorreu, junto com o Encontro Estadual da ANPUH-SC o II Encontro do Grupo de Trabalho de História Antiga e Medieval. Na ocasião, ocorreu um Simpósio Temático e uma Mesa de História Antiga e Medieval. Também foi realizada a reunião bianual do GT, que aprovou o trabalho da coordenação vigente, considerando cumprido os objetivos e metas traçados e adequado o balanço financeiro. Além disso, realizou-se eleição para escolha da nova direção do GT, sendo escolhidos os seguintes nomes: Prof. Dr. Renato Viana Boy – UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, como coordenador; Profa. Dra. Aline Dias da Silveira – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, como vice-coordenadora; Prof. Dr. Dominique Vieira Coelho dos Santos – FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, como tesoureiro. Por fim, foram traçadas as metas do GT para o biênio 2016-2018, que incluem iniciar a realização das jornadas catarinenses de pesquisa em História Antiga e Medieval, colaborar com as publicações catarinenses, sobretudo revistas como a Esboços (UFSC) e a Fronteiras (ANPUH-SC), de forma a ampliar a participação das áreas de Antiga e Medieval nestes períodicos, submeter projetos interinstitucionais que possam agregar as pesquisas docentes e discentes que estudam as áreas, e continuar incentivando práticas de extensão na área, como, por exemplo, as desenvolvidas pelo SCAM, com apoio da UFSC, bem como a pesquisa e a discussão sobre a relação entre Antiga e Medieval e a Didática da História, o que, de uma forma geral, envolve questões relacionadas com Public History, o debate sobre a BNCC, Ensino de História etc.
III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC
Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, na cidade de Florianópolis, com sede na UFSC, foi realizado o III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC. O evento constituiu-se visando atrair pesquisadores em diferentes estágios da carreira, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de História de graduação e pós-graduação. Na ocasião, houve uma Conferência de abertura com a Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes, da UFPR; Exposição de pôsteres; apresentações de comunicações orais; apresentações culturais; e três mesas de debate: a primeira, com a Profa. Dra. Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFG), o Prof. Dr. Renato Boy (UFFS), e o doutorando Rafael Bassi (Unicamp). A segunda, com a Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (UFSM), o Prof. Dr. Otávio Luiz Vieira Pinto (University of Leeds), e o Prof. Me. Gustavo Henrique de Soares de Souza Sartin (FURB). A terceira, com a Profa. Dra. Aline Dias da Silveira (UFSC) e o Prof. Dr. Luis Fernando Teeles D’Ajello (UFSC). Na ocasião, ocorreu a Festa das Antiga II: na longa duração!. Também foi publicado um volume com os trabalhos completos no formato de anais do evento. Aline Dias da Silveira (UFSC) foi eleita a coordenadora do GT e Fábio Morales Soares (UFSC) o vice. A tesouraria ficou por conta de Dominique Santos (FURB). Mais informações sobre as comunicações e a programação estão disponíveis no site do evento.

Cartaz do III Encontro do GT de História Antiga da ANPUH-SC

 

Primeira página da programação do III Encontro

 

Segunda página da programação do III Encontro

A confraternização de encerramento do III Encontro foi feita na segunda edição da Festa das antiga

IV Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC
O IV Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC foi realizado entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, na FURB – Universidade de Blumenau, Campus 1, Santa Catarina. Teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e comunicação para que os pesquisadores e as pesquisadoras do Estado de Santa Catarina e demais interessados(as) que trabalham com estas duas áreas específicas do conhecimento histórico pudessem se reunir e socializar os resultados de suas investigações, em andamento ou já finalizadas. Foram endereçadas, analisadas e debatidas, então, várias questões relacionadas com a produção de orientação e sentido dos seres humanos no tempo, com foco não somente nestas duas temporalidades históricas específicas, a Antiguidade e o Medievo, mas também como este passado antigo e medieval foi e tem sido usado para configurar identidades no presente. Tivemos a participação de inúmeros pesquisadores e pesquisadoras não somente de Santa Catarina, mas também de vários lugares do Brasil e da Argentina. Foram duas conferências, uma de abertura e outra de encerramento, 02 minicursos, 22 Palestrantes, divididos em 06 meses redondas, e 27 comunicações orais sobre a temática Cultura, Poder e Educação na Antiguidade e no Medievo. Os trabalhos completos foram publicados no anais do evento. O evento contou com a participação de estudantes (do Ensino Médio até a Pós-Graduação) e professores das seguintes instituições: UFG; USP; UNIPAMPA; UNESP/FRANCA; UDESC; UEG/URUAÇU;UCDB/MS; UFG/JATAÍ; UFPR; PUC/GO; UEM; UBA – Universidade de Buenos Aires, pelo que mais detalhes podem ser conferidos no site do evento. Após debate, chegou-se ao consenso de que o Coordenador do ST para o biênio 2020-2022 será Alex Degan (UFSC) e o vice-coordenador Renato Viana Boy (UFFS). A tesouraria ficou sob responsabilidade de Aline Dias da Silveira (UFSC). O próximo encontro, não fosse pela pandemia de Covid-19, teria acontecido em Chapecó.

Conferência de abertura ministrada pela Profa. Dra. Ana Teresa Marques Gonçalves (UFG) e mediada pelo Prof. Dr. Dominique Santos (FURB).

 

Mesa redonda intitulada Eloquência, cidadania e comunicação no mundo romano, da qual participaram (da esquerda para a direita) a Profa. Dra. Janira Feliciano Pohlmann (Unesp/Assis), o Prof. Dr. Rafael da Costa Campos (Unipampa), o Prof. Dr. Alex Degan (UFSC) e Prof. Dr. Dominique Santos (FURB). A mediação foi da Profa. Dra. Ana Teresa Marques Gonçalves (UFG).

 

Mesa a respeito das contribuições do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED/UFPR) para o Brasil, na qual vemos os seus membros, da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Renan Frighetto, e a Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães, o Prof. Dr. Otávio Luiz Vieira Pinto (coordenador da mesa) e a Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes.

 

Mesa redonda intitulada Religiosidades, educação e poder na Idade Média. Da esquerda para a direita, vemos o Prof. Dr. Rodrigo Diaz de Vivar y Soler (FURB), a Profa. Dra. Juliana de Mello Moraes (FURB), a Profa. Dra. Aline Dias da Silveira (UFSC), a Profa. Dra. Terezinha Oliveira, Doutorado (UEM), e a Profa. Dra. Renata Cristina de Sousa Nascimento (UFG).

 

Comunicação da Profa. Dra. Aline Dias da Silveira, como parte da mesa redonda intitulada Antiguidade e Medievo para além das formas tradicionais: novas narrativas interconectadas e globais.

 

Comunicação da Profa. Me. Janaina Zdebskyi (UFSC), na mesa redonda intitulada Escrita, Educação e Cultura nos espaços orientais.

 

Mesa redonda n. 6, intitulada Antiguidade e Medievo para além das formas tradicionais: novas narrativas interconectadas e globais. Da esquerda para a direita, vemos o Prof. Dr. Renato Viana Boy (UFFS), a Profa. Dra. Denise da Silva Menezes do Nascimento (UFJF), a Profa. Dra. Aline Dias da Silveira (UFSC), e o Prof. Dr. Fabio Morales (UFSC). A coordenação foi do Prof. Dr. Edson Arantes Júnior (UEG).

 

Conferência de encerramento, com palestra do Prof. Dr. Marcelo Cândido (USP), à direita, e mediação do Prof. Dr. Renato Viana Boy (UFFS), à esquerda.

 

A pesquisadora e historiadora da arte, Dra. Nadia Mariana Consiglieri (Universidad de Buenos Aires/ École Pratique des Hautes Études/ CONICET), ministrou dois dias de minicurso sobre História da Arte Medieval.

 

Parte do grupo MediEVA, em espetáculo que faz releitura e ressignificação de danças medievais, se apresentando no IV Encontro.

 

V Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC

O V Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC foi realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, pela primeira vez em formato híbrido, na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis. Esse evento, sob coordenação do Prof. Dr. Fábio Morales (UFSC) e Aline Dias da Silveira (UFSC), marcou a retomada do grupo após a pandemia de COVID-19, que havia provocado mudanças de planos. O evento teve como tema mundos possíveis, e sugeriu atividades inspiradas pela reflexão de temporalidades cronologicamente anteriores à modernidade que, contudo, persistem na sua atualidade. Reconhecendo as confluências da História Global, o evento proporcionou discussões acerca das histórias antigas e medievais nos cinco continentes, e da descolonização desses conceitos a partir da experiência latino-americana que caracteriza o grupo no contexto planetário. Compuseram o evento 17 simpósios temáticos com 85 comunicadores, e três mesas redondas com oito palestrantes, cujos nomes e filiações acadêmicas eram: Cláudia Regina Bovo (UFTM), Ivan Vieira Neto (PUC-Goiás/UFG/UFJ), Fábio Amorim Vieira (UDESC), Dominique Santos (FURB/ PPGH-UFSC), Filipe Noé da Silva (UDESC), Bruno Marconi da Costa (UFSC), Otávio Luiz (UFPR) e Fábio Joly (UFOP). Além disso, foi realizado o minicurso Pensar globalmente a Antiguidade e o Medievo: desafios, limites e possibilidades, sob direção dos pós-graduandos do PPGH-UFSC, dedicado à reflexão crítica sobre as aproximações e distanciamentos entre a História Global e às criações intelectuais do GT. Entre essas atividades, tivemos intervenções culturais durante os três dias de evento pelo Sarau das antigas, quando foram convidados diversos artistas, agentes e trabalhadores da cultura para colaborar com a nossa comunidade. Também houve exposição de paneis dedicados ao trabalho que os laboratórios catarinenses dedicados aos estudos antigos e medievais têm desenvolvido ao longo de anos. As gravações de todas as conferências e dos simpósios temáticos que ocorreram em formato on-line estão disponíveis em uma playlist no canal do Meridianum no YouTube, enquanto informações sobre o minicurso e as comunicações estão disponíveis no site do evento. Ademais dos registros audiovisuais, foram publicados um caderno de resumos e um volume de anais do evento.

 

VI Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC

Cartaz de chamada para o VI Encontro do Grupo de Trabalho em História Antiga e Medieval da ANPUH-SC

 

O VI Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH-SC será realizado entre os dias 24 e 26 de março do ano de 2026 na Universidade Estadual de Santa Catarina, campus Florianópolis. Pela primeira vez nesta IE, o encontro é organizado pela Profa. Dr. Aline Dias da Silveira e Filipe Noé da Silva. Ao ressignificar a experiência da última edição, a temática escolhida foi Mundos possíveis: Antiguidade, Medievo e Subalternidades a partir do Sul Global. As inscrições para comunicadores e ouvintes estão abertas, e todas as informações se encontram na página do evento.